Fiéis católicos celebraram nesta segunda-feira (15), a padroeira de Vitória da Conquista, Nossa Senhora das Vitórias. Este ano, os festejos tiveram como tema “Nossa Senhora: modelo de comunhão, participação e missão”. Após dois anos de restrições por conta da pandemia da Covid-19, a celebração, totalmente aberta ao público, foi realizada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.
Mais de sete mil pessoas participaram da missa na tarde de hoje, entre elas, a prefeita Sheila Lemos. Para a prefeita, “foi uma alegria comemorar todos juntos essa linda festa, quando pedimos à Nossa Senhora das Vitórias que cubra a nossa cidade com o seu manto sagrado e traga muitas bênçãos para Conquista”.
O arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva lembrou que, em 2022, a igreja comemora 65 anos de criação da Diocese de Vitória da Conquista e 20 anos da Arquidiocese.
A missa foi presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, primeiro arcebispo de Vitória da Conquista. Em sua fala aos fiéis, Dom Geraldo mencionou o cuidado de Maria com as pessoas, principalmente com as mais vulneráveis e pediu as bênçãos da padroeira sobre o Município.
Ao final da celebração, a Câmara Municipal entregou moções de aplauso à Comissão de Festa e aos membros da Arquidiocese pela organização da festa. Em seguida, os fiéis participaram da procissão pelos bairros da cidade.