Assistente social realiza atendimento a servidora
A saúde dos servidores públicos municipais tem recebido um olhar diferenciado do Governo para Pessoas. Afinal, são eles que contribuem para o êxito das ações desenvolvidas pela gestão municipal com o objetivo de melhorar cada vez mais o dia a dia de Vitória da Conquista.
É no Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) que eles recebem essa atenção. O serviço, ligado à Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), tem como objetivos cuidar da saúde dos servidores, visando a proteção da saúde física, mental e social deles; avaliar as condições do ambiente de trabalho e realizar ações preventivas.
“Ou seja, é o atendimento integral do servidor, que está cotidianamente exercendo seu trabalho junto à Administração Municipal, tanto do ponto de vista da saúde física quanto da saúde mental deles. A implementação do Nast visou, sobretudo, a valorização do servidor”, comentou o secretário responsável pela pasta, Edivaldo Ferreira Júnior.
O Nast começou a ser pensado ainda em 2018, a partir das demandas atendidas no setor de Gestão de Pessoas da Prefeitura. Até então, eram ofertados aos servidores atendimentos em psicologia e segurança do trabalho, bem como agendamentos de exames.
Foi a partir do segundo semestre de 2019 que passou a ser disponibilizado o atendimento com médico especialista na área de saúde mental. No começo do ano seguinte, teve início o atendimento em medicina ocupacional que, até então, era realizado somente no Cemae. A avaliação da Coordenação de Gestão de Pessoas é que a atuação de ambas as especialidades foi de extrema relevância, sobretudo nesse período de pandemia.
Atualmente, o serviço conta com uma equipe multidisciplinar formada por médica do trabalho, psiquiatra, psicólogos, assistente social, segurança do trabalho, dentre outros profissionais. Eles realizam o acolhimento e o atendimento humanizado dos servidores, restabelecendo a aptidão deles e buscando melhorias no ambiente de trabalho.
Nos últimos dois anos, foram aproximadamente 1.700 atendimentos. Somente no primeiro trimestre deste ano, já foram contabilizados cerca de 160 atendimentos, que variaram entre consultas, exames periódicos, revisões e visitas domiciliares e aos postos de trabalho.
Uma das servidoras atendidas foi Adriana Pinheiro, professora da Rede Municipal de Educação. Pela primeira vez, recorrendo ao serviço, Adriana definiu o atendimento na área de psicologia que recebeu como ágil. “É extremamente importante os servidores contarem com um serviço como este”, destacou.
Para melhorar ainda mais o atendimento, o Núcleo já estuda a implantação de projetos futuros ligados ao serviço de medicina ocupacional, como a implantação de programas voltados, por exemplo, para a melhoria dos hábitos de vida, que diminuam as causas de adoecimento e afastamento do servidores.