Indispensáveis: 4 de dezembro, dia do Perito Criminal

A data foi instituída pela Lei de nº 11.654, de 15 de abril de 2008, em homenagem ao perito Otacílio  de Souza Filho, que teve morte prematura e trágica ao cair de um penhasco, quando exercia o seu trabalho em um local de morte a esclarecer, com duas vítimas, no Estado de Minas Gerais.

O Perito Criminal é um policial da ciência altamente qualificado e é o responsável por trazer à  tona verdades que, muitas vezes, estão encobertas.  É um profissional selecionado por meio de concurso público de Provas e Títulos dentre as diversas áreas do conhecimento acadêmico. Mas não basta ser portador de diploma de nível superior,  é fundamental que o âmbito de atuação/área do saber tenha utilidade para atender as diversas modalidades de perícia.

É essencial, também, que sua reputação seja ilibada, uma vez que as análises relacionadas aos vestígios ajudam a esclarecer a autoria dos mais diversos crimes.

Você é daqueles que adora séries e filmes investigativos e vive se perguntando o que faz um perito criminal e como ingressar nessa área? Pois saiba que esse profissional não existe somente na ficção, ele é responsável por investigar as cenas de um crime e buscar as evidências que auxiliam na solução das ocorrências criminais.

Sua existência é indispensável para reunir as provas que serão entregues ao tribunal. Explicando de uma forma mais clara, o trabalho do perito é fotografar e recolher vestígios de materiais que possam ajudar nas investigações. E para conseguir atuar nessa área é preciso se especializar no curso de Ciências Forenses.

carreira de um perito criminal

Entenda mais sobre essa área
Ao contrário do que é mostrado nos filmes e nos seriados, o trabalho de investigação forense e perícia criminal é apenas uma das etapas do processo que leva ao tribunal; um perito criminal não pode concluir qual crime foi cometido ou quem foi o culpado. Tudo é realizado em equipe, então, as provas são sempre enviadas para outros departamentos de análise.

As principais tarefas do perito consistem no exame de locais de crime em busca de evidências, encaminhamento do material colhido para análise, reconstrução dos fatos e estudo dos documentos e elaboração do laudo pericial com base nas provas e fatos organizados.

Advertisement