Mais de 50 pessoas que vivem em situação de rua em Vitória da Conquista participaram, na manhã deste sábado (19), do Projeto Integra. Iniciativa das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde, a ação ofereceu importantes serviços a esse público, em um momento de confraternização junina, com decoração e comidas típicas.
O evento foi realizado no Centro POP Adulto. Durante toda a manhã, foram realizados atendimentos médico, odontológico e de enfermagem; vacinação contra a gripe Influenza; atualização do Cartão SUS; serviços do CadÚnico, Bolsa Família, Acessuas Trabalho e Creas; ações de educação em saúde; e corte de cabelo e barbearia. O público também teve acesso à distribuição de preservativos e máscaras.
Para Clodoaldo Moreira, representante do Movimento POP Rua em Vitória da Conquista, a iniciativa é uma forma de resgatar a autoestima das pessoas que vivem em situação de rua na cidade. “O evento está de parabéns, porque não só ofertou o alimento, mas ofertou outros serviços, como médico, corte de cabelo, essas coisas”, avaliou.
Érica Pontes, coordenadora do Consultório na Rua; Clodoaldo Moreira, do Movimento POP Rua; Átila Ramos, gerente do Centro POP Adulto; e Michael Farias, secretário de Desenvolvimento Social
Joilson Teixeira da Silva é usuário do Centro POP Adulto e, através do serviço, conseguiu ingressar no programa Bolsa Família e emitir seus documentos pessoais. Ele também elogiou o evento desta manhã: “Eu achei isso uma coisa muito importante. Isso significa que nós não somos pessoas que são esquecidas na sociedade, alguém ainda se lembra da gente.”
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, comentou sobre a relevância de se promover momentos de socialização para esse público. “Resgatando a questão cultural do São João, que é uma característica do Nordeste, trabalhando a dimensão identitária de todos aqueles que estão inseridos no contexto da situação de rua, como forma de a Prefeitura de Conquista poder cada vez mais ofertar serviços de qualidade e permitir a essa população orientação, prevenção e uma atenção especializada”, afirmou.
Depois de cortar o cabelo, Joilson aproveitou o atendimento odontológico
A coordenadora do Consultório na Rua, Érica Pontes, explicou a proposta do Projeto Integra: “Será trimestral, voltado especialmente para a população de situação de rua, em que nós vamos intensificar as ações que o município já oferta. Então tudo o que já é ofertado no dia a dia, trimestralmente a gente vai fazer um dia ‘D’ para trazer todas essas atividades para eles.”