Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (28), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Luciano Gomes (PCdoB) relatou agenda na capital Salvador na qual discutiu com a Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia, o andamento da obra de asfaltamento da estrada do Iguá e um novo asfalto para a Limeira. Segundo Luciano, esta via já vai receber ações de recuperação enquanto o projeto de pavimentação é elaborado.
O vereador também destacou articulação para instalação de mais seis poços artesianos pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), que vai beneficiar comunidade rurais como Riachinho, Fazendinha e Periquito. Ele frisou que seu mandato tem compromisso em levar água para o povo do campo. “Essa é a nossa luta”, disse. Gomes ainda destacou a finalização de sistemas de água em regiões como Boa Vista, Capinal e São Joaquim.
Em sua fala, o edil comentou o pronunciamento do líder do Governo, Ivan Cordeiro (PTB), que criticou a saída de Vitória da Conquista da Central de Regulação do Estado. Para Luciano, com o uso da tecnologia, a localização geográfica da Central não influenciaria no serviço. O vereador convocou o colega a discutir problemas da saúde local, como a cobrança de nova consulta, em vez de revisão, a pacientes que passaram por cirurgia pelo SUS, denúncias de falta de medicação e situação precária em postos de saúde e a falta de cobertura em áreas rurais, como a Limeira. O parlamentar convidou a Casa e a prefeita Sheila Lemos (DEM) a visitar os postos para verificar as denúncias de perto para que “a prefeitura possa cumprir o seu papel”.
Luciano ainda cobrou à gestora uma resposta à solicitação apresentada por seu mandato para que jornalistas sejam inseridos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. O vereador também afirmou que tomará iniciativas judiciais para garantir as linhas sociais do transporte coletivo da Zona Rural.