Quarenta anos de paixão por sonorização: conheça a história de José Virgílio

 

José Virgílio é uma das figuras mais conhecidas na área de sonorização em Vitória da Conquista e tem uma bela história, cheia de curiosidades e contribuições significativas na cidade! Em entrevista ao Blog do Léo Santos, ele conta um pouco da sua trajetória e nos surpreende com informações importantes da área, além de apresentar um trabalho que está inovando a sonorização de ambientes.
No depoimento, que ocorreu na câmara de vereadores da cidade, Virgílio conta como despertou a atenção das pessoas através da qualidade do som na posse da atual prefeita Sheila Lemos. O profissional explicou que ao ser convidado pelo presidente da câmara para o trabalho, foi ao local e percebeu que o sistema de som era arcaico e incomodava aos que utilizavam o espaço. Notando reverberação no ambiente, utilizou de um sistema line vertical, 4 polegadas, sem tweeter e sem corneta, o que impede a ocorrência da tão conhecida “microfonia”. Um sistema moderno, no qual todas as frequências são ouvidas de maneira nítida, música ou discurso, todos são emitidos numa proposta muito compreensível.
O especialista possui 42 anos de trajetória na área da sonorização e conta detalhes da sua história, como a instalação do primeiro CD no norte e nordeste, em 1996 e que só chegou aos primeiros instaladores em 2002. Ele diz: “Por exemplo, caixa de subwoofer, fui campeão em 1997 na etapa mundial e o recorde até hoje é nosso”. Exemplifica também que existem inovações e que trabalhou muito com automotivos no passado, porém, atualmente não é mais uma ocupação. Hoje em dia, atua com mais frequência em auditórios, teatros, cinemas, home, salas diversas, áreas gourmet e residenciais. Quando questionando sobre a sua motivação, ele respondeu sem hesitar: “A paixão pela música! Quando eu ouvi a primeira vez Bee Gees cantando aquela música I Started a Joke, em um som quando eu era criança… eu falei que eu queria ouvir essa música, um dia, em um som bom! ”
Durante a sua carreira, um dos maiores desafios apontados por ele, na cidade, foi a instalação do som da Igreja Santa Dulce dos Pobres. Segundo Virgílio, devido a um vidro extenso frontal na arquitetura da igreja, ele se assustou mediante a sua acústica, porém, conseguiu montar os equipamentos com o RT Áudio Control, trabalhando com esse desde 1994, afirmado como o melhor analisador de áudio do mundo. Para finalizar o diálogo, José Virgílio informou sobre tamanhos de som e suas emissões, além de dar dicas para a saúde auditiva: “O que tem que ser grande é o som, não o tamanho da caixa do equipamento. E as pessoas se impressionam muito com o visual e com tamanhos. Tem que olhar o seguinte: o poder de audição! ” Sobre a audição humana, ele ressaltou: O nosso poder de audição não é tão grande quanto as pessoas pensam. A gente precisa apenas de 40 decibéis, 50 com silêncio você escuta bem…. Então, as pessoas querem ouvir, no silêncio, com 120 decibéis; é daí que geram alguns transtornos, até problemas psicológicos, viu? ”

Para finalizar esse diálogo cheio de riquezas e curiosidades, deixamos para você que deseja modernizar o seu som ou da sua empresa, uma mensagem final do José Virgílio: “Hoje deixo claro que eu mesmo que faço o trabalho, faço questão! São trabalhos agendados, porquê a minha função não é só vender, eu quero que o meu cliente ouça a música com prazer! Vitória da Conquista possui várias lojas e supermercados que já fiz, e posso mostrar para os interessados”. O contato pode ser feito por Instagram: @jv.audio_ ou pelo WhatsApp: (77) 99121-1781.

Texto: Gabriela Rodrigues

Advertisement