Foram iniciadas, nesta semana, em Vitória da Conquista, duas campanhas de vacinação: contra a Poliomielite e Multivacinação para atualizar a caderneta vacinal. A imunização segue até o dia 30 de outubro em todas as unidades de saúde do município. O dia “D” da campanha acontece no dia 17 de outubro (sábado).
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é destinada a crianças menores de cinco anos de idade. A meta é alcançar 95% de imunização do público de 20.748 crianças dessa faixa etária no município. Para crianças com até um ano incompleto, há estratégia diferenciada: vacina oral contra a paralisa infantil no (VOP), conhecida popularmente como gotinha.
Já a Campanha de Multivacinação é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos que ainda não foram vacinados ou que estejam com a caderneta vacinal incompleta, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Essa campanha tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis, como o tétano, o sarampo e a febre amarela.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Assunção, as campanhas já estão em curso: “Foram recebidas 40% das vacinas contra poliomielite, mas até o momento não recebemos as vacinas para podermos dar seguimento à campanha de multivacinação. Abastecemos os postos de saúde com a vacina da poliomielite e estamos aguardamos do Estado o reabastecimento”, esclarece.
As campanhas servem para reforçar a importância da imunização nessas fases, e os pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes à unidade de saúde mais próximo de casa, tendo em mãos a caderneta de vacinação.