Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura Municipal fez a entrega de cinco respiradores mecânicos à Unidade de Internação de Covid-19 da Santa Casa de Misericórdia. Os aparelhos vêm para reforçar o atendimento de casos graves da doença na Unidade, que atualmente conta com 15 leitos de UTI e 45 leitos clínicos.
“A Santa Casa é uma grande parceira do nosso município, principalmente em tempos de pandemia, e vem atendendo os pacientes da melhor forma possível. A gente tem números que demonstram que pacientes que entram na Unidade estão saindo bem recuperados”, elogia a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira.
A Unidade de Internação Covid-19, da Santa Casa de Misericórida, recebeu mais cinco respiradores mecânicos
Para o superintendente da Santa Casa de Misericórdia, Ricardo Alexandre Ferreira, os equipamentos vão melhorar muito a assistência aos pacientes da Covid-19. “A gente nesse momento agradece a parceria com a Prefeitura Municipal e o apoio que ela tem dado à Santa Casa, no sentido de ajudar a colaborar e minimizar o sofrimento das pessoas”, afirma.
Médico da Santa Casa e membro do Conselho Consultivo de Vitória da Conquita, Uagnis Sousa também opinou: “nós enxergamos como um grande avanço a chegada desses equipamentos, e também isso demonstra a preocupação que a Prefeitura Municipal vem tendo no sentido de conter o avanço do coronavírus aqui em nossa cidade. É um trabalho conjunto, feito da Prefeitura com a Santa Casa.”
O superintendente da Santa Casa, Ricardo Alexandre Ferreira, e o médico Uagnis Sousa receberam os equipamentos da secretária Ramona
Os equipamentos chegaram ao Município nesta semana, juntamente com outros cinco respiradores para transporte, direcionados ao Samu 192. Os 10 aparelhos foram viabilizados pelo deputado federal João Roma, com a participação do vereador Osmário Lacerda e do ex-vereador Edivaldo Ferreira Júnior.
Atualmente, o município conta com 70 leitos de UTI e 98 leitos clínicos para tratamento de pacientes da Covid-19 de Vitória da Conquista e região. Dos 25 respiradores que chegaram à cidade, 15 são fruto do pleito do prefeito Herzem Gusmão em visita a Brasília, em busca de recursos para as ações de enfrentamento ao coronavírus.