Em audiência articulada pelo deputado federal Elmar Nascimento (DEM), no Ministério da Saúde, que seria com o ministro Eduardo Pazuello, acabou acontecendo com o Assessor Especial do ministro, Airton Cascavel.
O prefeito Herzem Gusmão (MDB), acompanhado da secretária Ramona Cerqueira (Saúde) e Mateus Novais (Assessoria) apresentou as demandas de Vitória da Conquista relacionadas a Covid-19, com apoio importante do parlamentar baiano.
“Viagem proveitosa. Resolvemos o problema de respiradores, e uma auditoria do Ministério da Saúde irá esclarecer os contratos do Governo do Estado em Conquista. Agora, é aguardar a apuração”, a auditoria provará.
A audiência, considerada pelo prefeito como positiva, possibilitou o que o representante do MS anunciasse que a cidade será inicialmente contemplada com mais 10 respiradores. A baixa dos leitos do IBR, que o governo estranhamente cancelou, sem abrir prazo de defesa, também foi abordada na audiência.
O prefeito Herzem Gusmão (MDB) sugeriu investigação do Ministério da Saúde nos contratos de leitos de UTI, para Covid, firmados pela Sesab -Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Airton Cascavel solicitou que o prefeito oficializasse o pedido que será protocolado na tarde desta 4ª feira (8).
Os leitos do Hospital de Base, IBR e HCC, contrato com a Sesab serão investigados. A Prefeitura solicitará também auditoria nos 10 leitos do Hospital São Vicente. O leitos da Santa Casa foram contratados pela PMVC.
Cascavel garantiu R$ 10 milhões para o tratamento do coronavírus em Conquista. O prefeito Herzem Gusmão disse a ele que cada centavo gasto com a Covid terá uma comissão para avaliar e fiscalizar o emprego dos recursos do Governo Federal.
Foi entregue com assinatura do prefeito Herzem Gusmão, que avalizou e apoia o movimento dos médicos, ao Ministério da Saúde, um abaixo assinado com 140 médicos que pedem toda medicação para o tratamento precoce da doença.
Fonte:Blog da Resenha Geral