Professores e gestores escolares da Rede Municipal de Ensino seguem atualizando seus conhecimentos em diferentes áreas por meio das formações online oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A mais recente foi direcionada aos educadores do 1º ao 5º ano.
Intitulada “O lúdico na Matemática”, a formação destacou a importância de utilizar os chamados materiais concretos, como ábacos e mosaicos geométricos, e jogos para o ensino da Matemática. Tal orientação é preconizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é que os conhecimentos matemáticos sejam aplicados em práticas sociais dentro e fora da escola.
“Essa abordagem trazida pela formação propõe o ensino de Matemática de forma mais humanizada e prazerosa. Utilizar o lúdico e os materiais concretos no espaço de sala de aula faculta o desenvolvimento do ser humano de maneira global, considerando as dimensões cognitiva, afetiva, social e motora”, comentou a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, Adelaide Lourdes.
Participante da formação, a professora do 2º ano, Silvia Oliveira, destacou que ao utilizar esses materiais com o estudante, ele aprende mais. “E aprende de forma sólida. Ele não esquece. Porque tudo aquilo que você trabalha com experiências, com o concreto, fixa mais. É um aprendizado para a vida toda”, reforçou a professora.
Formação realizada em parceria com o Educar pra Valer teve como público os gestores
Educar pra Valer – Além dos professores, os gestores escolares também estão sendo capacitados em uma formação oferecida com o programa Educar pra Valer. Essa formação é voltada para diretores e coordenadores do Ensino Fundamental I e aborda o material pedagógico estruturado utilizado pela Rede.
A coordenadora-geral do Núcleo Pedagógico, Tânia Novais, explicou que o foco na aprendizagem dos alunos também perpassa pelo fortalecimento da gestão. “Por isso, a Secretaria de Educação continua investindo na formação dos gestores da Rede municipal, em parceria com o Educar pra Valer, o que vem colaborando para os bons resultados de aprendizagem”, enfatizou.
Segundo a coordenadora do Círculo Escolar Integrado (CEI) do Pradoso, Dora Aguiar, o programa tem sido de grande relevância para o CEI. “A prática pedagógica tem sido modificada através das reflexões sobre o papel do professor no processo educativo e, consequentemente, a educação do nosso Círculo tem chegado aos alunos de forma mais significativa”, comentou.