No último domingo (07), barracas que ficam no entorno da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) foram realocadas para um local demarcado ao lado da Central de Abastecimento (Ceasa). O objetivo foi liberar espaço para a obra de padronização das barracas e revitalização, o que vai melhorar a qualidade de vida de trabalhadores e clientes que passam por ali. A ação foi realizada pelos próprios comerciantes com o apoio da equipe da Sesep.
No entanto, na noite dessa terça-feira (08), o prefeito Herzem Gusmão e o secretário municipal, Luís Paulo Santos, encontraram-se com os comerciantes e, atendendo ao pedido feito por eles, foi autorizado o retorno temporário das barracas para seu local original.
A decisão foi tomada pelo prefeito Herzem Gusmão após ouvir o representante dos comerciantes, Manoel Messias Santana. O comerciante falou das dificuldades sofridas pelos barraqueiros no período em que o comércio ficou fechado devido à pandemia da Covid-19: “Estávamos passando por dificuldade, conversamos com o prefeito. Ele, graças a Deus, ouviu nossa apelação e vai nos deixar lá nesse período junino. Agradecemos”.
A obra – Além das barracas padronizadas, os pisos serão reformados, os passeios em volta vão ter acessibilidade com piso tátil e novo capeamento de concreto, canteiros com paisagismo serão implantados, os sanitários da feira e do prédio da Secretaria serão reformados e o reservatório será demolido, havendo ainda a construção de um novo.
O valor da obra é de R$ 394 mil, emenda do deputado federal Ronaldo Carletto, por indicação do vereador Rodrigo Moreira. O prazo de execução é de cinco meses.