A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) informa à população que dúvidas sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e Bolsa Família podem ser tiradas pelo telefone: 77 3429 9437. Os trabalhadores informais que aguardam informações sobre o pagamento do auxílio do Governo Federal estabelecido pela Lei 1.066/2020 devem acessar o site do Ministério da Cidadania no link: https://desenvolvimentosocial.gov.br/ .
Para população trabalhadora informal que não possui o CadÚnico, o Governo Federal irá disponibilizar plataforma virtual (site, portal) para o cadastro destas pessoas. Não há necessidade, no momento, de buscar o atendimento para proceder cadastro conforme o que consta na Lei 1.066/2020.
A Semdes informa que qualquer outro site não oficial não deve ser acessado, alerta a população para os sites falsos e reforça que quando existir qualquer tipo de dúvida, os usuários devem ligar para o telefone do Bolsa Família. Lembrando que existem algumas situações em que é necessário procurar um dos treze pontos de atendimentos ofertados pela secretária como os oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Prefeitura da Zona Oeste (Centro Cultural Glauber Rocha) e Semdes.
Situações em o beneficiário do Bolsa Família deve procurar os postos de atendimento:
- Atualização cadastral;
- Bloqueios;
- Consultas de benefícios;
- Liberações;
- Espelhos de NIS;
- Inclusões de recém-nascido.
Situações que pode esperar o período da pandemia novo coronavírus passar:
- Mudança de endereço (não bloqueiam nem suspendem benefícios);
- Mudança escolar (governo decretou 120 dias para essa informação);
- Realização de exclusão de cadastro atualizado (só após a pandemia);
Redução de Novos Cadastros (NC) para 10 pela manhã e 10 pela tarde.