1ª etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza: Além das unidades de saúde, mais pontos estratégicos serão montados

A 1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Influenza já começa na próxima segunda-feira (23) em Vitória da Conquista. Como estratégia para reduzir os riscos de transmissão para o Covid-19 e evitar aglomeração de idosos e trabalhadores da saúde (grupos prioritários para receberem a dose da vacina nessa primeira etapa), a Secretaria Municipal de Saúde vai montar mais pontos estratégicos de vacinação em diversos locais da cidade para facilitar o acesso à vacina.

Além das unidades de saúde que também estarão ofertando a vacina, os pontos com as equipes de imunização serão distribuídos de acordo com a área de referência de cada unidade em locais como praças, associações de moradores, igrejas e escolas.

É importante que toda a população tenha calma nesse momento para priorizar a vacinação apenas dos idosos, que estão no grupo de risco de transmissão por conta da idade e baixa imunidade, e trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do atendimento ao público. É o que orienta a coordenadora de Imunização, Camila Assunção: “Para deixar a população tranquila, vale ressaltar que temos vacina disponível para todo esse público da primeira etapa e vamos receber mais lotes de vacina gradativamente no decorrer de toda a campanha para contemplar todo o público”.

Os idosos devem comparecer à unidade de saúde mais perto de casa, ou nos pontos estratégicos que serão montados, levando documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação. No entanto, mesmo aqueles idosos que estiverem sem documentos também serão vacinados.

Já para os trabalhadores da saúde, é necessário apresentar também documento de comprovação profissional para receber a dose da vacina.

A primeira etapa da campanha começa na segunda-feira (23) e segue até o dia 15 de abril. A meta é imunizar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. Em Vitória da Conquista, o objetivo é atingir a vacinação de 31.492 idosos e 8.496 trabalhadores da saúde nesta primeira fase.

O dia D de vacinação vai acontecer no dia 9 de maio. Ao longo da campanha, outros grupos também irão participar da 2ª e 3ª fase.

Confira a distribuição:

1ª fase – início 23/03:

Idosos (60 anos e mais);
Trabalhadores da saúde;
2ª fase – início 16/04:

Professores de escolas públicas e privadas;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
3ª fase – início 09/05:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Gestantes;
Puérperas;
Povos indígenas;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade;
Funcionários do sistema prisional;
Adultos de 55 a 59 anos de idade.

Advertisement