Na Bahia, 49,5% dos adultos que tinham processos registrados em 2015 retornaram ao sistema prisional até dezembro de 2019, de acordo com um levantamento divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na terça-feira (3). O número de reentradas é menor entre adolescentes de 12 a 17 anos. Por aqui, a volta para o sistema prisional e socioeducativo é de 25%.
Comparado a outros estados da região Nordeste, a Bahia ficou entre os três estados com maior número de reincidência entre adultos. Os primeiros são Piauí (59,1%) e o Rio Grande do Norte (56,4%). O levantamento, no entanto, não traz dados comparativos de adolescentes de todos estados nordestinos.
A equipe técnica responsável pela divulgação dos dados acredita que esse número pode ser muito maior, uma vez que o sistema de justiça criminal nacional é considerado lento. “Deve-se entender que o percentual alcançado é o mínimo, ou seja, possivelmente o valor seria mais alto, caso fosse ampliado o corte temporal analisado”, informou.
As execuções penais baixadas ou julgados em 2015 em todo o Brasil tiveram como assunto mais frequente o tráfico de drogas, furto, crimes de trânsito e roubo. O levantamento foi feito a partir da análise de 82 mil execuções penais de vários estados brasileiros — exceto Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Sergipe que não apresentaram dados suficientes.
Fonte: BNEWS