Começa na próxima segunda-feira (10) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo 2020. Crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade deverão tomar as doses da vacina tríplice viral – que além de prevenir o sarampo, também protege contra caxumba e rubéola.
O objetivo da campanha é focar nas pessoas dessa faixa etária que ainda não foram imunizados. “A vacinação será seletiva, ou seja, só receberá a vacina durante a campanha quem estiver com o cartão de vacinação desatualizado ou quem nunca foi vacinado contra o sarampo”, explica Elba Crisnia, coordenadora de Imunização.
A vacinação segue até o dia 13 de março e o dia “D” da campanha será realizado nos postos de saúde no dia 15 de fevereiro (sábado). Ainda segundo a coordenadora, o IBGE estima que existam hoje no município 81.190 pessoas entre 5 e 19 anos e a meta de cobertura da Secretaria Municipal de Saúde é de vacinar 95% desse público-alvo.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, em 2019 foram notificados 40 casos de sarampo em Vitória da Conquista, mas todos descartados laboratorialmente. Já em 2020, foi notificado apenas um caso de sarampo que também já foi descartado.
Fonte: PMVC