Prefeitura de Feira de Santana vem conhecer os projetos pioneiros “Palmas para Conquista” e “Começar de Novo”

Os projetos “Palmas para Conquista” e “Começar de Novo“, além de serem pioneiros na Bahia, estão servindo de exemplo para outros municípios do estado. Nesta quarta-feira (30), o secretário de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Justiniano França, esteve em Vitória da Conquista para conhecer as ações e levar a experiência para o seu município. Durante a manhã, ele foi recepcionado pela prefeita Irma Lemos, no Gabinete da Zona Oeste.

Por meio do projeto “Começar de Novo”, 80 apenados em regime semiaberto do Conjunto Penal Nilton Gonçalves estão trabalhando atualmente em serviços da Prefeitura de Vitória da Conquista. A ação – que é fruto de um convênio do Governo Municipal com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Saep – BA) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ – BA), tem gerado redução de pena, remuneração e ressocialização. Uma das frentes de atuação dos internos é no programa “Palmas para Conquista”, onde eles atuam no plantio de 20 hectares de mudas de palmas, que já estão sendo distribuídas gratuitamente a agricultores da região como alternativa para convivência com a seca.

Com isso, ganha o serviço público, ganha a população e ganham os agricultores. Mas, principalmente, ganha o cidadão ressocializado, que recebe uma nova chance de reestruturar sua vida com dignidade. “A gente vê que esse projeto tem tido muitos resultados positivos. Eu acredito que devemos contribuir com a ressocialização, afinal eles vieram da nossa sociedade, e devem ter a chance de recomeçar”, declarou a prefeita Irma Lemos.

Durante a tarde, membros do Governo Municipal acompanharam a comitiva na fazenda de palmas da Prefeitura, localizada na região de Quatis dos Fernandes. “A avaliação é muito positiva. Em todas as ações que nós visitamos no dia de hoje, vimos exatamente os resultados positivos”, contou o secretário municipal de Serviços Públicos de Feira de Santana, Justiniano França. “O ganho social é trazer de volta a cidadania a essas pessoas que estavam à margem da sociedade, e nós queremos justamente levar para Feira de Santana. Conversaremos com o nosso prefeito, com os nossos secretários, é muito importante o que eu vi aqui hoje, e Feira de Santana tem tudo para implantar também”, completou.

De acordo com o diretor de Integração Social da Seap-BA, Aloísio Boaventura, a reincidência dos apenados que trabalham no sistema penitenciário é quase zero. “É um projeto muito exitoso que está acontecendo aqui em Vitória da Conquista e que estamos ampliando para todas as prefeituras do estado da Bahia”, diz. Além de Feira de Santana, já manifestaram interesse pela iniciativa os municípios de Barreiras, Eunápolis, Jequié, Lauro de Freitas e Salvador.

 

Fonte: PMVC

Advertisement