Os alunos da Escola Municipal José Rodrigues do Prado, no distrito do Pradoso, se animaram com a produção do Jornal EcoTeens e as apresentações culturais realizadas na tarde dessa sexta-feira (23), durante o lançamento da 18ª edição.
“A escola recebeu o projeto com a maior felicidade”, afirmou a professora de Ciências, Cleide Mércia Maciel, justificando: É tanto que a gente se surpreendeu com o entusiasmo dos alunos. Eles se envolveram de uma forma que deu muito respaldo pra gente nos trabalhos. Tudo que a gente pedia, eles traziam. Foi bem mais fácil e prazeroso. Vimos que surtiu efeito tanto no aprendizado quanto na convivência deles com a própria comunidade escolar”.
Emocionada, a aluna do 7º ano, Raiane Paiva (14), celebrou com a professora Cleide o sucesso da coreografia “Humanamente somos a natureza”. “Tava muito emocionada. Foi uma experiência muito boa. Apresentar para o público o que a professora passou pra gente foi muito legal”, disse a estudante que representou a preservação das árvores.
Com o tema “Desvendando o Distrito do Pradoso: conhecer para preservar”, a edição traz a preservação de nascentes, o destino do lixo, o sítio arqueológico, entre outros temas. O material foi produzido por 400 alunos, com idades entre 11 e 19 anos.
Do projeto, Raiane leva a seguinte lição: “que a gente tem que preservar muito o que a gente tem, porque se a gente deixar para essas pessoas que fazem o mal, a gente vamos acabar sendo prejudicados também e não é só deles, é nosso também, então a gente tem que preservar”, destaca.
O projeto é executado pelo Ministério Público, em parceria com a Prefeitura Municipal, o Núcleo Territorial de Educação (NTE-20) e conselhos municipais, além de outras instituições.
“Quem lê esse jornal com certeza vai querer conhecer o Pradoso e o Município terá um olhar especial para a localidade”, declarou a Promotora da Justiça Regional Ambiental de Vitória da Conquista, Karina Cherubini. “Essa região é muito rica na flora e na fauna, por isso precisamos preservar e está nas mãos de vocês cuidar”, completou a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.
O secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, parabenizou o corpo técnico e o alunado pelo desempenho e entusiasmo. Ele ainda ressaltou: “Somos capazes de recuperaro meio ambiente através de estudo, pesquisa e ação. Essa coragem precisamos ter e é importante essa participação de vocês alunos para preservar e voltarmos a ter áreas verdes. Vamos juntos defender o meio ambiente”.
Fonte: PMVC