Após o recesso, trabalhos Legislativos foram retomados

A Casa do Povo amanheceu em festa na manhã dessa quarta-feira (06), com a abertura das sessões legislativas do ano de 2019.

Com o plenário cheio, a sessão se iniciou com a formação da nova mesa diretora composta pelos vereadores Luciano Gomes (PR) como presidente da casa, Gilmar Ferraz (MDB) como primeiro vice-presidente, Nildima Ribeiro (PCdoB) segunda vice-presidente, Valdemir Dias (PT) primeiro secretário e Cícero Custódio (PSL) como segundo secretário.
Em seguida foi formada a mesa de honra, composta pelo novo presidente, pela Vice-prefeita de Conquista, Irma Lemos, que no momento representava o prefeito, o Deputado Federal João Bacelar (PR), o Deputado Estadual Jurandy Oliveira (PRP), Dr. Marcelo Oliveira diretor administrativo da CERB, o representante da Receita Federal, Alfredo Neto e o representante dos Deputados Waldenor Pereira (PT) e José Raimundo (PT), Hélio Ribeiro.
O presidente da casa, Luciano Gomes deu início aos trabalhos agradecendo a presença de todos na sessão e ressaltou que é uma honra poder estar ocupando um cargo tão importante. “É um prazer servir a essa casa com o aval de todos os meus colegas”. Lembrou que a Câmara Municipal de Vitória da Conquista não é qualquer câmara, “é o Legislativo da terceira maior cidade da Bahia, uma das cidades que mais crescem no país”, afirmou.
Na oportunidade, Gomes aproveitou para agradecer o apoio incondicional da imprensa local, e de todos os servidores do Legislativo Municipal, que vem desempenhando um ótimo trabalho para que as atividades da casa sejam realizadas da melhor forma possível. Reafirmou seu compromisso com a cidade de Vitória da Conquista: “Esse compromisso não é só meu e da mesa, mas de todos os vereadores dessa casa, que respeitam e sempre respeitaram a opinião do povo”.
Assuntos a serem debatidos – O gás natural, a barragem do Rio Catolé, aeroporto, antenas de celular para zona rural e sessões itinerantes foram os assuntos destacados pelo presidente e que deverão ser amplamente discutidos no decorrer das atividades parlamentares. “Não vamos nos acovardar, vamos lutar por todos os assuntos”.
Lembrou, ainda, da luta do falecido ex-deputado federal Coriolano Sales pelo anel viário de Vitória da Conquista: “Muitos acham impossível o gasoduto na região e vamos lutar para mostrar que vale a pena trazer esse investimento para a cidade. Conquista precisa ser respeitada pelas nossas autoridades e vamos, juntos, lutar por essa conquista”. Lembrou ainda, que “a câmara foi protagonista do novo aeroporto que esta prestes a ser inaugurada. Foi a câmara que foi a Brasília buscar recursos para a barragem. Precisamos juntar forças e ir em busca do melhor para nossa cidade”.
Outra questão apresentada pelo presidente foi a Expoconquista: “A exposição pode não acontecer. Um evento que gera renda para a cidade. Precisamos do apoio dos deputados, da população, dos vereadores para não deixarmos nossa cultura acabar”, clamou. Luciano lembrou também que a mesa defenderá os parlamentares e a população pois, “vamos caminhar lado a lado da nossa população. Vamos retornar as sessões itinerantes para aproximar a população da casa do povo. Temos uma história bonita e vamos lutar para continuar mantende essa história”.
Parceria com Executivo – “Jamais deixaremos de trabalhar lado a lado com o Executivo Municipal, mas também não vamos nos calar. Estamos aqui para cobrar, fiscalizar”. Lembrou que a câmara sempre votou de acordo com as necessidades da população e com o que é de melhor para cidade. “Temos vereadores comprometidos. Nunca nos colocamos de lados opostos. Nos colocamos do lado do povo”, concluiu.
Aproximar a população – Durante seu discurso, Luciano revelou que o objetivo da nova mesa diretora é aproximar cada vez mais a população do Legislativo Municipal. “Começamos hoje a transmissão das nossas sessões, ao vivo, pela internet, com isso, qualquer pessoa que não possa estar presente em nossa sessão, poderá acompanhar o que está sendo discutido de qualquer lugar do mundo”. Relatou ainda que o novo slogan da câmara é “A casa do povo”: “Esse é um termo já usado por todos os parlamentares, portanto nada mais justo que usarmos ele em nossas campanhas”.
Por fim, o novo presidente do Legislativo Municipal, agradeceu aos componentes da mesa que toparam enfrentar os desafios nos próximos dois anos e aos demais vereadores pela confiança. “Honrarei cada voto que tive. Não teremos revanchismo e vamos trabalhar pelos 21 vereadores e pela população”. Agradeceu aos deputados Jurandy Oliveira e João Bacelar por se fazerem presentes na sessão, aos amigos, familiares e todos que prestigiaram o evento.
Representante do Poder Executivo Municipal, a vice-prefeita Irma Lemos (PTB) explicou que o prefeito Herzem Gusmão (PMDB) é grato ao Poder Legislativo Municipal. “O prefeito manda um recado de agradecimento à Mesa (Diretora). Há uma parceria. Quem ganha são os conquistenses”, disse ela lembrando a convivência independente e harmônica dos dois poderes.
De acordo com Lemos, o prefeito tem trabalhado muito, tomando como exemplo prefeitos anteriores. “Nós temos um prefeito que tem trabalhado muito. O exemplo que Herzem traz é o exemplo de Jadiel Matos, J. Pedral, de Murilo Mármore e traz também exemplos de José Raimundo Fontes, grande prefeito, de doutor Guilherme, um grande prefeito. São esses exemplos que o nosso prefeito traz para Conquista”, revelou Irma Lemos. Ela apontou ainda que o prefeito “muito tem feito e muito mais vai fazer”, e pediu à população paciência, e que dê um voto de confiança a Gusmão. “Dê esse voto de confiança em Herzem Gusmão que em 2020 vocês vão ver o resultado”, disse ela.
Antes de concluir o seu pronunciamento, Irma Lemos rogou a Deus que abençoe os trabalhos do Poder Legislativo Municipal.
Fonte: TV Sudoeste Digital
Advertisement