Polícia Militar forma mais de 2 mil alunos no combate às drogas e à violência

Nesta quarta-feira, 12 de dezembro, às 14:00 horas, na Casa de Eventos Mediterrâneo, dois mil e vinte e seis das escolas públicas municipais irão assumir o compromisso de dizer não às drogas e à violência na formatura do PROERD –  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Trata-se de um programa essencialmente preventivo, realizado através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Família e Escola para o combate e prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, bem como a prática de atos violentos.

O público alvo são alunos da Educação Infantil, 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, de escolas municipais e estaduais. Na Bahia, o PROERD foi implementado desde 2003, sendo no ano seguinte já iniciado em Vitória da Conquista. Em 2018, o programa completa 14 anos e já contemplou aproximadamente 38.000 crianças e adolescentes

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, aplicadas ao longo de um trimestre, uma vez por semana, nas unidades escolares, com duração de 50 minutos, ministradas exclusivamente por um policial militar, especificamente preparado que, além da sua presença em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua.

O PROERD utiliza-se de estratégias lúdicas abordando o tema de combate às drogas e à violência, noções de cidadania e ensino dos valores éticos e morais. A Polícia Militar da Bahia tem no PROERD um instrumento eficaz para transformação social, que proporciona experiências sublimes de proteção, cuidado e oportunidade de um futuro digno.

 

Fonte: Nildo Freitas

Advertisement