A manhã deste sábado (1º de dezembro) foi de estudos e conhecimento para os profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Eles participaram de uma capacitação, no auditório da Previdência Social – INSS de Vitória da Conquista, sobre o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, o BPC.
A atividade foi desenvolvida numa parceria entre a Semdes, por meio das coordenações de Renda e Cidadania e de Proteção Social Básica, e o INSS. Participaram profissionais que atuam no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e no programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Nossa parceria com o INSS é fundamental porque o CadÚnico é a base de todo sistema de informação do Ministério do Desenvolvimento Social. E esse tipo de capacitação é essencial por permitir a troca de experiência e reafirmar que o trabalho acontece de forma interdisciplinar”, comentou a coordenadora de Renda e Cidadania, Luiza Ariana da Rocha.
Durante a atividade, as assistentes sociais do INSS, Gilvana Padre e Luciane Coutinho, abordaram, entre outros assuntos, sobre o que é o benefício, quais requisitos e a documentação necessária.
“A atualização do CadÚnico é uma exigência para requerimento e manutenção do BPC. Então, precisamos que esses profissionais compreendam o que é o benefício para que os usuários, ao buscarem o atendimento, tenham as informações necessárias e para que tanto a gente quanto o CadÚnico tenhamos efetividade no trabalho”, destacou Gilvana.
Essa é a mesma expectativa da coordenadora da Proteção Social Básica, Vida Amaral. “Percebemos o interesse e o envolvimento dos nossos servidores, buscando informações, tirando dúvidas. Esperamos, com essa capacitação, melhorar ainda mais o trabalho das equipes durante o atendimento prestado ao usuário”, ressaltou.
A supervisora do CadÚnico, Poliana Moreira, aprovou a capacitação. “Foi muito bom para tirar nossas dúvidas. A demanda é grande. Então, quando a secretaria faz essa ação conjunta com o INSS, a gente consegue sanar esses questionamentos e estarmos ainda mais qualificados para atendermos o usuário”, avaliou.