A Prefeitura de Vitória da Conquista decidirá na manhã desta 2ª feira (23), a posição a ser tomada diante de mais uma greve anunciada pelo Simmp – Sindicato do Magistério.
A administração municipal deverá anunciar o corte de salários a partir de hoje. Outra possibilidade é a imediata contratação de professores substitutos para que os alunos não sofram interrupção no aprendizado.
O prefeito Herzem Gusmão (MDB), tem afirmado em entrevistas que ” A greve é perversa e maltrata alunos e os seus pais”. Nenhuma outra proposta será apresentada segundo notícias devido a LRF.
STF
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 13 de junho sobre as providências que podem ser tomadas pelo poder público quando servidores entram em greve.
O decreto foi mantido por maioria do colegiado o que significa que servidor que fizer greve pode ser punido e ter os dias descontados. Entre os pontos do decreto estão a possibilidade de o governo determinar corte de ponto em dias não trabalhados e a contratação de pessoal por tempo determinado, diante da necessidade do “interesse público”.
Fonte: Resenha Geral