Quem passa pela Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre o centro da cidade e o bairro Jurema, provavelmente percebeu algumas mudanças e movimentação na região do Rio Verruga. É que a Prefeitura Municipal iniciou serviços de limpeza e terraplanagem às margens do rio, que será palco da Semana de Meio Ambiente, do dia 17 a 21 de junho. O projeto é o pontapé inicial para a implantação do parque ambiental, que tem como objetivo a proteção e preservação do Rio Verruga.
O conquistense Carlos Alberto se mostrou contente quando soube da Semana do Meio Ambiente
Carlos Alberto de Jesus Nascimento, 50 anos, passava pelo local quando ficou curioso com as movimentações nas margens do rio. Ele ficou contente quando soube do que se tratava: “é muito bom que a Prefeitura esteja limpando essa área da cidade para este evento, porque nesta época do ano, com as chuvas, é muito grande a proliferação de insetos e mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor da Chikungunya, próximos aos rios”.
Elaine Felix disse que apoia os serviços de limpeza e terraplanagem no local
Eliane Felix, 50, é conquistense e mãe de três filhos. Ela também estava transitando próximo ao rio e não pode deixar de reparar os serviços que estavam sendo executados. Ao ser informada sobre a Semana do Meio Ambiente, ela disse apoiar a iniciativa da Prefeitura: “é muito bom informar a população sobre a conscientização da preservação do Meio Ambiente, eu gostei muito que limparam toda essa região, tirando os matos e evitando que insetos e ratos invadam as casas das pessoas”.
Durante o evento, ocorrerão palestras de conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente, plantio de mudas nativas, feiras ambientais, os lançamentos do Orquidário Municipal e do projeto de arborização urbana para a cidade. O prefeito Herzem Gusmão estará presente para assinatura do decreto de tombamento para árvores com especialidades, que segundo a secretária de Meio Ambiente, Luzia Vieira, são árvores de espécies imunes ao corte.
A secretária ainda confirmou a realização de atividades como curso de capacitação em gestão e planejamento urbano: “teremos seminários temáticos sobre cidades para pessoas, plantio de árvores com a comunidade e alunos da rede municipal na Serra do Periperi”, informou.
Serão ministradas também, oficinas de capacitação em hortas urbanas, residenciais, medicinais e coletivas, além de atividade de educação ambiental, com caminhada ecológica dentro da Reserva Ambiental do Poço Escuro.