O banco reduziu os juros para o financiamento da casa própria, assim como anunciou o aumento do percentual do valor a ser financiado para compra de imóvel usado.
Segundo a CEF, a partir de agora a taxa mínima de juros cai de 10,25% para 9% ao ano. Já o percentual do valor a ser financiado subiu de 50% para 70%. Para quem for adquirir unidades novas não há mudança, já que o percentual de 80% no teto do financiamento foi mantido.
Em 2017, o limite para financiamento de imóveis usados foi de 60%, chegando a cair para 50% e agora aumentou novamente. O banco voltou a financiar até 70% do preço da casa ou do apartamento, destacando que há R$82,1 bilhões para o crédito habitacional deste ano.
Na avaliação do presidente da CEF, Nelson Antônio de Souza, a redução das taxas de juros facilita o acesso à casa própria, além de estimular o mercado imobiliário e a geração de empregos.
Vale destacar que a última redução de juros ocorreu em novembro de 2016, quando o banco anunciou baixa de 0,25 p.p (ponto percentual) ao ano para todas as linhas.
Consultores acreditam que essa iniciativa deve aquecer o mercado imobiliário, que vem em uma constância de paralisação a espera de compradores.
*Com informações do G1 Economia