Com a greve dos funcionários, alguns serviços oferecidos nos correios poderão ser afetados como: entrega de contas de água, luz, telefone, recebimento e postagem de encomendas, devem ser entregues com prováveis atrasos.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), organizou uma série de orientações, para que os usuários e aqueles que dependem desse serviço não sejam prejudicados e saibam como proceder durante esse período de greve.
No caso de um ou mais boletos não chegarem a tempo, a sugestão é fazer contato com a empresa antes do vencimento para solicitar formas alternativas de pagamento, como envio da fatura por e-mail ou segunda via, sem custo adicional. Também é possível negociar uma prorrogação no vencimento da conta.
Em ambos os casos, o consumidor evita a cobrança de juros e multas, a negativação do nome nos serviços de proteção ao crédito ou até o cancelamento de um serviço em decorrência do atraso no pagamento.
A greve dos Correios não desobriga o pagamento de nenhuma conta, mas se após o contato com a empresa, outras formas de pagamentos não forem oferecidas, o consumidor poderá questionar eventuais juros e multa cobrados. Para isso, ele deve procurar diretamente o Procon do seu município ou mesmo a Justiça.
O Idec recomenda que aqueles que preferem se precaver em relação ao pagamento de contas, devem optar por formas de pagamento que não envolvam o serviço dos Correios, como o envio do boleto por e-mail ou mesmo débito em conta bancária.
Fonte: Blog da Resenha Geral