A região de Vitória da Conquista continua sendo habitada por onça Jaguatirica. Jorge Amorim do blog que tem o seu nome, registrou na manhã desta sexta-feira (6), o atropelamento de um filhote de jaguatirica. O acidente ocorreu na BA 265, rodovia Vitória da Conquista – Barrado Choça, nas proximidades da fazenda de Dr. Onildo.
O animal foi atropelado ao tentar cruzar a pista. A BA 265, implantada no Governo Roberto Santos, continua sendo uma pista de alta velocidade, e com registro de vários acidentes graces com mortes também de animais.
A jaguatirica (nome científico: Leopardus pardalis) é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Leopardus. São reconhecidas 10 subespécies, e o gato-maracajá (L. wiedii) é a espécie mais próxima da jaguatirica.
Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até ao norte da Argentina, e norte do Brasil, mas já foi extinta em algumas regiões de sua distribuição geográfica. Habita todos os tipos de ambiente ao longo de sua distribuição geográfica, até cerca de 1200 m de altitude.
Fonte: Resenha Geral / Blog do Jorge Amorim