A Bahia está entre os maiores produtores de petróleo no país. A informação consta no Sumário Executivo de Petróleo e Gás divulgado nesta terça-feira (26), no site da Secretaria de Energia e Mineração.
O primeiro lugar é ocupado pelo estado de São Paulo. Com um volume de 344 mil barris de petróleo por dia durante o mês de julho o Estado ultrapassou o Espírito Santo que produziu 295 mil barris e ficou atrás apenas do Rio de Janeiro com uma produção de 1,8 milhão de barris por dia.
Atualmente, três campos são responsáveis por 98% de toda a produção paulista. Sapinhoá representa 72% do petróleo retirado dos poços paulistas, seguido por Lapa com 16%, ambos no pré-sal, e Baúna com 10% localizado no pós-sal.
O Estado do Amazonas e da Bahia completam a lista dos cinco maiores produtores de petróleo e gás do país com uma produção de 110,8 mil e 79,2 mil barris de óleo equivalente por dia, respectivamente.
Os dez municípios que mais recebem royalties no Estado são Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Cubatão, Guararema, Bertioga, Ilha Comprida, Iguape, Praia Grande e São Vicente.
Fonte: Bocão News