Escola Pedro Francisco de Morais realiza projeto de incentivo à leitura

Incentivar o hábito da leitura entre os estudantes e divulgar as obras de grandes escritores nacionais. Esse é o objetivo do projeto “Clássicos da Literatura Brasileira”, desenvolvido pela Escola Municipal Pedro Francisco de Morais. Na manhã desta sexta-feira, 28, alunos, professores e pais estiveram reunidos para o encerramento das atividades do projeto, que este ano chegou à sua nona edição.

Com recursos lúdicos como poesia, música e dramatizações, alunos do 1º ao 5º ano mostraram o seu conhecimento sobre os escritores trabalhados: Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Maurício de Souza, Ziraldo, Ana Maria Machado e Monteiro Lobato. Esses autores também ganharam vida na encenação dos próprios estudantes, que simularam uma entrevista com cada escritor, na qual foi possível passar ao público detalhes da sua vida e obra.

“O objetivo maior foi estimular o desejo por novas leituras e a vivência de emoções, despertar o prazer da leitura e aguçar esse potencial cognitivo e criativo dos alunos”, afirma a diretora da escola, Edna Lima. Ela também conta que o projeto inclui os alunos deficientes, com trabalhos desenvolvidos por meio da sala de recursos multifuncionais e da interação com os demais estudantes.

A culminância do projeto se deu após três meses de trabalho, nos quais os 420 alunos interagiram com temáticas propostas. “Estamos conscientes de que eles conheceram a obra dos clássicos da literatura brasileira através de formas de lúdicas e também de formas trabalhadas em sala de aula, com conteúdo na programação desse trimestre”

Para os jovens que tiveram a oportunidade de expor os seus conhecimentos e participar de todo o processo criativo das fantasias e apresentações, o projeto rendeu muito aprendizado. “Li, brinquei, teve gincana da leitura e peguei livros para ler”, afirma a estudante do 5º ano, Rebeca Oliveira. Para ela, o projeto incentivou o hábito da leitura, que tem lhe trazido muitos benefícios: “Me ajuda a escrever melhor e falar as palavras certas.”

Advertisement