A Secretaria de Infraestrutura Urbana torna público o cronograma da Operação Tapa-Buraco. De acordo com o roteiro de recuperação de vias divulgado nesta quarta-feira, 12, os principais corredores de transporte público e as ruas e avenidas com maior volume de tráfego receberão prioridade. Os trabalhos serão iniciados assim que as condições do tempo permitirem, já que as águas pluviais impedem que se crie uma “ligação” suficientemente sólida entre a pavimentação asfáltica e o solo – o que comprometeria a eficiência do serviço.
O atraso na recuperação das vias urbanas se deve ao fato de que a atual gestão não encontrou asfalto no estoque, aliado a isso, o orçamento deste ano não havia sido sancionado pelo antigo governo, gerando mais demora para liberação de recursos, e o único processo em andamento para a compra de material asfáltico era um registro de preço com valores até 35% acima dos praticados pelo mercado. Diante do quadro, a atual administração optou por realizar novo processo licitatório para a compra, quebrando o cartel existente e gerando uma economia de R$ 1,3 milhão para os cofres municipais já na primeira compra.
Ao todo, foram investidos R$ 4 milhões na compra do primeiro lote de asfalto. O material, que foi adquirido em pregão eletrônico, em abril deste ano, já foi entregue à Administração Municipal. O primeiro a chegar foi o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), utilizado para usinar o asfalto, depois chegou a emulsão asfáltica. Já está tudo pronto para que as equipes voltem às ruas para realizar o trabalho de recuperação.
Segundo técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana, o rápido processo de degradação da malha asfáltica das vias de Vitória da Conquista é causado pela falta de sistemas de drenagem e pela baixa qualidade do revestimento. Essas falhas estruturais fazem com que a operação tapa-buraco deixe de ser uma ação pontual e esporádica para se tornar uma rotina administrativa constante e custosa tanto para o município quanto para os cidadãos que usam as vias.
A Secretaria de Infraestrutura Urbana esclarece que tentará buscar uma solução para o problema da drenagem, realizando o serviço antes da pavimentação das vias, onde isso for possível. A prioridade, no momento, é a operação tapa-buraco e, posteriormente, será iniciado o trabalho de recapeamento de algumas ruas e avenidas, a exemplo da Bartolomeu de Gusmão.
Confira quais são as vias programadas para a recomposição da pavimentação asfáltica.
Fonte: PMVC