A primeira edição do Prefeitura Móvel organizada pelo Governo Mais de Você está realizando o sonho de várias famílias conquistenses: regularizar documentação de suas casas.
O programa Morar Legal permite aos moradores de loteamentos doados pela Prefeitura o acesso à escritura definitiva do seu imóvel. Ao todo, 197 famílias do loteamento Recanto das Águas foram beneficiadas, na tarde desta sexta-feira em uma cerimônia de entrega, que contou com as presenças do prefeito Herzem Gusmão, da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social Irma Lemos, secretários de governo e dos vereadores Lúcia Rocha, Bibia, Alvaro Piton e Jorge Bezerra.
Durante o ato de entrega das escrituras, Herzem fez questão de ressaltar a importância do documento , “estamos aqui dando acesso a este documento tão importante e que os demais governos sempre negligenciaram. Tantas pessoas que têm uma casa e não têm o documento. Com a escritura em mão, a pessoa é dona de fato e de direito, poderá vender, alugar, passar para os filhos. Começamos pelo Recanto e temos muito mais famílias de outras localidades que serão contempladas ainda este ano” ressaltou Herzem.
Após cumprir as etapas do levantamento topográfico, cadastro socioeconômico, elaboração da Cessão de Direito Real de Uso (CDRU) e emissão da escritura pelo Cartório, a Prefeitura, por meio da Diretoria de Habitação de Interesse Social, faz a primeira entrega de escrituras. “Nós estamos entregando hoje 197, já temos programadas mais 400 para o dia 28 de junho no Henriqueta Prates e mais duas etapas de entrega em outubro e novembro. Um grande esforço de toda equipe de governo para que as famílias tenham suas casa regularizadas”, informou Irma Lemos.
O diretor de habitação de Interesse de Social, Wal Cordeiro, lembrou a todos que a escritura da casa em que moram dignifica e é um direito que está sendo garantindo pelo Governo mais Perto de Você. “Isso causa um impacto social muito grande, pois estas pessoas passam a ter direitos sobre o imóvel em que já moram algum e por consequência ganham direitos a outros benefícios como o financiamento em banco”, destacou Wal.
A representante da associação de moradores do Recanto das Águas, foi uma das beneficiadas com a escritura. Magnólia da Silva Moraes fez questão de enfatizar a importância da escritura de sua casa: “hoje nós podemos dizer que temos uma casa”.
Quem também comemorou o documento foi o casal Amarildo santos Silva e Alizene Ferreira, que moram no Recanto há 19 anos. Segundo eles, agora têm uma casa, “estamos muito felizes e agradecemos a Prefeitura por este benefício”, salientou Amarildo.
Fonte: PMVC