O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, chegará em Vitória da Conquista, nesta 2ª feira (29), para assinatura do convênio com a prefeitura. O termo garantirá a parceria da gestão municipal no trabalho de recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores. A cerimônia da assinatura do convênio acontecerá amanhã (30), às 9h30, na Câmara de Vereadores.
Até o dia 31 de janeiro de 2018, todos os eleitores precisam participar do recadastramento biométrico. A ação pretende oferecer mais segurança ao processo eleitoral. Além disso, o objetivo é compor futuramente o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros. Quem não se cadastrar, terá seu título de eleitor cancelado.
Em Vitória da Conquista, cidade com mais de 240 mil eleitores, a meta é recadastrar pelo menos mil eleitores por dia, até o prazo final. Para isso, o TRE contará com o apoio da prefeitura, que fornecerá estrutura física e servidores para auxiliarem no atendimento aos eleitores.
Mutirão / Meta
A Justiça Eleitoral em Conquista, comandada pelos juízes Juvino Brito, Clarindo Lacerda e Vander Cleuber, estabeleceu meta que visa recadastrar mil eleitores por dia.
Para que a meta seja alcançada a Justiça Eleitoral solicitou o apoio da Prefeitura, por meio da cessão de mais 40 servidores públicos municipais – além dos 22 que, atualmente, já estão cedidos ao órgão.
Os secretários Marcos Ferreira (Gabinete Civil) e Gildásio Oliveira (Administração) estão preparando toda infraestrutura necessária para logo iniciar os trabalhos do recadastramento do 3º maior colégio eleitoral da Bahia, com 240 mil eleitores.
Galeria
Na noite de hoje, às 19h30, o desembargador Rotondano, visitará a galeria de arte e pinturas da artista Edméa Oliveira. O prefeito Herzem Gusmão (PMDB), estará acompanhando o presidente do TRE em sua visita oficial a cidade.
Fonte: Blog da Resenha Geral