Com objetivo de desenvolver o autoconhecimento, habilidades sociais e equilíbrio emocional de pessoas surdas, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda promove uma série de oficinas. A primeira delas foi realizada nesta sexta-feira, 26, e teve como tema “Escrita autêntica e criativa”. Durante toda a tarde, surdos atendidos pela Central de Interpretação de Libras, serviço ligado à Prefeitura Municipal, tiveram oportunidade de utilizar a escrita como ferramenta para expor seus sentimentos e vencer desafios do dia a dia.
Para a psicóloga e ministrante do curso, Jamília Brito, o momento foi mais uma oportunidade de autoconhecimento. “Muitas vezes, as pessoas, inclusive os surdos, não conseguem verbalizar o seu estado emocional e a arteterapia, nesse caso fazendo uso da escrita, contribui para a redução do estresse e experiências traumáticas”.
Participando pela primeira vez de um momento como esse, o estudante Francisco de Araújo acredita que trabalhar o lado emocional é muito importante, principalmente para ele que encontra algumas dificuldades para se comunicar com a família, amigos e outros membros da comunidade.
A estudante de Pedagogia, Talita Castro, acredita que as oficinas vão contribuir também para o seu crescimento profissional. “Quero aprender também para ensinar outras pessoas, sendo elas surdas ou ouvintes”. Miquéias Oliveira enfatizou: “esse é um momento para todos nós fazermos uma autorreflexão. Estou participando dessas oficinas porque quero controlar minhas emoções e acredito que conseguirei isso através da arte”.
Os próximos encontros da Oficina de Arteterapia serão nos dias 1º, 9 e 16 de junho, também do auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda.
Fonte: PMVC