A nova composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – 42 pessoas, sendo 14 indicadas pelo Governo Municipal e 28 por setores da sociedade civil organizada – recebeu posse na tarde dessa terça-feira, 9, na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente.
Ao longo do biênio 2017-2018, caberá a esses conselheiros a tarefa de gerir um órgão de caráter consultivo e fiscalizador, responsável por estabelecer um diálogo entre o Governo Municipal e a sociedade civil na formulação de diretrizes para iniciativas na área de segurança alimentar e nutricional.
Ou seja, a ideia é que seja como definiu a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, quando disse que “esse conselho vai nos ajudar muito”.
A conselheira Daniela Chaves, indicada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória da Conquista, informou que a linha de atuação deverá focar tanto na área urbana quanto na rural. “A responsabilidade deste conselho é atuar, verificar cada agricultura familiar estabelecida nas redes de instituições, ou seja, de escolas. E também atuar no campo, onde os agricultores familiares também precisam ser reforçados pela Prefeitura”, afirmou Daniela. “Temos que atuar e fiscalizar a merenda escolar e os alimentos com qualidade, livres de agrotóxicos”.
O gestor se comprometeu a encaminhar à equipe do Conselho um calendário com a listagem das compras e contratações de serviços feitos pela Administração Municipal, contendo tanto as licitações presenciais quanto as feitas por meio de pregões. A ideia é que eles acompanhem esses procedimentos administrativos.
“Para que eles possam ir para dentro da Prefeitura, para saber como a Prefeitura está comprando, como a Prefeitura está contratando”, explicou Herzem Gusmão. “Principalmente os pregões que dizem respeito à compra de alimentos. Para que vocês possam fiscalizar, ver, olhar, ajudar a Prefeitura a comprar e administrar”, ressaltou o prefeito.
Fonte: PMVC
Advertisement