A vizinha cidade de Anagé, que já pertenceu ao município de Vitória da Conquista, com o nome de Vila Nova, mantém no TJ/BA, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Prefeitura de Anagé, em que pede que seja revogada a Lei nº 12.564/2012 que atualiza os limites dos municípios que integram o território de identidade de Vitória da Conquista.Uma decisão favorável a Anagé, a cidade de Vitória da Conquista pode perder cerca de 20 localidades da zona rural que corresponde a uma população de quase 10 mil habitantes. Essas localidades estão na região de José Gonçalves a exemplo da Roseira, Catarina, Algodão, Visão, Boqueirão dentre outras.
Tribunal de Justiça
O Tribunal de Justiça da Bahia julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) interposta pela prefeitura da cidade de Anagé. A prefeitura de Anagé visa aumentar a sua receita em R$ 200 mil com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A PMVC recorreu da decisão.
Câmara Municipal
A audiência pública desta 5ª feira (4), às 8:30, foi uma iniciativa do mandato do vereador Professor Cori (PT), que contou com apoio dos demais vereadores. A Prefeitura participará da audiência pública e sustentará a posição do prefeito Herzem Gusmão (PMDB) – que defende a manutenção do território em Conquista.
Entrevistados pelo programa Brasil Notícias da Rádio Brasil FM (107,7), o vereador Cori, e o ex-vereador Arlindo Rebouças, atual secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, manifestaram opinião que o território em conflito continue a pertencer a Vitória da Conquista.
Fonte: Blog da Resenha Geral
Advertisement