A pressão incorreta dos pneus – acima ou abaixo do recomendado, pode causar sérios riscos à segurança além de prejuízos financeiros.
Transitar com a calibragem menor resulta em maior consumo de combustível, excesso de calor gerado, desgaste acelerado no pneu e mais esforço do motor. Já a pressão em excesso causa desgaste acentuado no centro da rodagem, rachaduras na base dos sulcos, perda de estabilidade em curvas e maior riscos de estouros dos pneus.
Em dias de chuva, o perigo aumenta. A alteração na profundidade dos sulcos compromete o escoamento da água, aumentando assim o risco de aquaplanagem e da perda da direção. Por isso, também é importante verificar regularmente o indicador TWI do pneu, a fim de saber se a banda de rodagem já atingiu seu limite de desgaste.
Recomenda-se que o estepe esteja calibrado com até cinco libras a mais do que o normal. Afinal, o pneu reserva nem sempre é calibrado na mesma frequência dos demais. Assim, é fundamental sempre circular com a pressão apontada pelo fabricante. A calibragem deve ser efetuada preferencialmente de forma quinzenal e sempre antes de longas viagens.
Fonte: Blog Transitar/ GF Pneus.
Advertisement