No dia 7 de abril, sexta-feira, Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, estará mais próximo da Terra do que nunca, em um fenômeno que os astrônomos chamam de oposição de Júpiter. O planeta, portanto, irá brilhar mais do que qualquer estrela no céu durante toda a noite.
Para observar o planeta, não será preciso o uso de instrumentos específicos: basta olhar o céu a partir das 18h39 e procurar a “estrela” mais brilhante. Na noite do sábado, (8), também será possível observar o planeta a partir das 18h26. Mas, os astrônomos dizem que não é preciso ter pressa, já que o fenômeno deve durar até o mês de maio.
Oposição de Júpiter: entenda o fenômeno
A cada 13 meses, aproximadamente, Júpiter fica em uma posição oposta ao Sol em relação à Terra, de acordo com informações do astrônomo Paulo Pereira ao Planetário do Rio . O alinhamento faz com que seu tamanho aparente aumente (dessa vez, ele ficará a 666 milhões de quilômetros da Terra), e com que ele fique bem mais brilhante. É por isso que o planeta poderá ser visto ao longo de toda a noite.
Fonte: Vix.com
Advertisement