Foi realizada na manhã do dia 17 de fevereiro na área cívica do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9ºBEIC), solenidade militar em comemoração ao 192° aniversário de criação da Polícia Militar da Bahia. O evento foi composto por policiais militares de várias Unidades do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) e do 9º BEIC, além de contar com a presença de diversas autoridades civis, militares e comunidade conquistense.
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) foi criada, por D. Pedro I, em 17 de fevereiro de 1825 por meio de Decreto Imperial e, desde então, tem ajudado na consolidação da Unidade Nacional, seja lutando na Guerra do Paraguai (1864 – 1870), ou combatendo diversos motins e revoltas como a Revolta dos Malês (1835), Sabinada (1837 – 1838), Guerra de Canudos (1896 – 1897), Revolução de 1930, Campanhas contra o Cangaço (primeira metade do Séc. XIX), dentre outras.
Para garantir a tranquilidade do cidadão baiano, a PMBA tem se modernizado, por meio de investimentos na formação e capacitação do Policial Militar; da criação de Unidades de Policiamento Especializadas, cujo objetivo é oferecer uma resposta cirúrgica às crises instauradas na sociedade.
Além disso, há, dentre outras, a importante atuação do policiamento comunitário, intensificado com as criações das Bases de Policiamento Comunitário (BCS); dos Centros Integrados de Comunicação, que por meio de tecnologia de ponta tem facilitado a comunicação e a atuação entre os agentes de segurança baianos.
Assim, a quase “Bicentenária Milícia de Bravos” tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade baiana, ouvindo o cidadão e aperfeiçoando as suas ações de forma a manter a paz social e a qualidade do serviço prestado.
Advertisement