Governo Municipal se reúne com médicos cubanos

reuniao-prefeito-medicoscubanos-c-600x399Para o Governo Municipal, o final da tarde da última sexta-feira, 10, foi reservado a um café informal com os médicos cubanos que atuam na Atenção Básica em Vitória da Conquista. Atualmente, trabalham no município oito profissionais, contratados por meio do programa federal Mais Médicos para o Brasil.

Quatro deles estão em Vitória da Conquista desde 2014. Os outros quatro chegaram ao município nos últimos dois meses. Em nome da atual gestão, o prefeito Herzem Gusmão deu as boas-vindas à equipe.

“São nossos irmãos de Cuba. Estamos recepcionando, dando boas-vindas”, disse o prefeito. “Conversamos com eles sobre a saúde, o SUS, o atendimento. Sabemos da grande carência. Vitória da Conquista tem uma Atenção Básica que não chega a quarenta por cento. Isso gera um desequilíbrio enorme, e a pressão que sobra para os hospitais. Gostei de conhecer a equipe. Nos colocamos à disposição”.

Culturas similares – O clínico-geral Lázaro Francisco Fernández, por exemplo, trabalha desde 2014 no distrito de Cercadinho, há 97 quilômetros do perímetro urbano. Ali, ele atende na sede do distrito e em outras 10 localidades rurais que formam a área de abrangência.

“No início, a primeira dificuldade era a língua. Mas a cultura brasileira e a de todos os países latino-americanos são muito similares, na forma, na raça, na mestiçagem, no jeito. Geralmente, nos países da América Latina, são pessoas simples, acolhedoras”, afirmou Lázaro, que nasceu na província cubana de Villa Clara e já trabalhou também na Venezuela.

 “Nosso objetivo, para trabalhar em outros países latino-americanos, é para oferecer o que a gente tem em Cuba. E oferecer o que a gente tem em Cuba é transmitir o nosso sistema de saúde para os países que mais precisam”, acrescentou.

Equipe – Conheça os outros médicos cubanos e as localidades onde eles atuam:

Yanetsy Venero Sánchez (esposa de Lázaro) está há três anos em Vitória da Conquista. Atende no distrito de Inhobim.

Lizander Rubio Diego chegou ao município no final de janeiro para atuar em Veredinha.

Cynthia Guerra Cantero está no município desde dezembro. Atua em Lagoa Formosa.

Marlen Ferreiro Palácio também chegou no final de janeiro. Atende em São Joaquim.

Liset Pérez Sain está em Vitória da Conquista desde janeiro para atender em Lagoa das Flores.

Larides Blanco Gómez atende no bairro Nossa Senhora Aparecida há três anos.

Yudith Núnez Carrion também está em Vitória da Conquista há três anos. Atende no Capinal.

 

Fonte: PMVC

Advertisement