A Justiça Eleitoral decidiu, em reunião na manhã desta quinta-feira (27), autorizar a permanência dos estudantes que ocupam o campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e o IFBA (Instituto Federal da Bahia) mesmo durante o processo eleitoral. A nova decisão da justiça é vista como uma vitória do movimento estudantil que protesta contra a PEC 241 que congela gastos da saúde, educação e segurança pública pelos próximos 20 anos.
No início da semana, também numa outra reunião, a Justiça Eleitoral havia decidido que os estudantes deveriam desocupar voluntariamente o campus até esta quinta-feira, ou após o vencimento desse prazo a desocupação deveria ser feita por força policial.
Ainda na quarta-feira (26) ao chegar da UESB e IFBA, a mando da Justiça Eleitoral, para tentativa de negociação, a Polícia Federal teria chegado a um acordo com os estudantes, que se comprometeram a não atrapalhar o processo eleitoral e ainda auxiliar no que fosse preciso.
Participaram da reunião na manhã de hoje, no Fórum Eleitoral de Vitória da Conquista, Juízes, as Polícias Federal, Militar a Civil, Ministério Público, estudantes e representantes da UESB e IFBA.
Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz
Advertisement