É sempre assim, cada vez que o nível das águas das Barragens Água Fria I e II abaixa, é hora da EMBASA acionar a Polícia para perseguir os produtores rurais de Barra do Choça, a afirmação é do membro da diretoria da Associação dos Irrigantes do município, Farley Amorim.
O desabafo do agricultor rural é com base na Operação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA e a Polícia Militar. Mais uma vez, o órgão do Governo desrespeita acordo entre o município e o Governo do Estado e volta a retaliar produtores rurais.
Revoltados o presidente da Cooperativa do Leite e o presidente da Associação dos Irrigantes de Barra do Choça alertam para o prejuízo que a ação traz ao município. Segundo Walter Telles, presidente da Associação dos Irrigantes, com a retaliação do Instituto, dezenas de produtores ficaram impossibilitados de cultivar os produtos hortifrutigranjeiros, alternativa do município para substituir a produção do café, em crise devido a forte seca que assola a região, disse.
No entanto, os produtores não aceitarão a decisão do Governo sem lutarem. Está previsto uma ação no próximo dia 04 de maio, no centro de Vitória da Conquista, com tratores, máquinas agrícolas e tudo mais, para protestarem contra a insistência do órgão em dificultar que o homem do campo produza. Estão previstos cerca de 400 produtores no movimento.
Fonte: Blog do Jorge Amorim
Advertisement